Desde janeiro de 2009 — quando a rede Bitcoin foi criada — até hoje, foram criadas mais de 20.000 novas criptomoedas, com uma capitalização de mercado total superior a 1 trilhão de dólares. Apesar desses números astronômicos, não foram feitos esforços razoáveis para proteger a privacidade das transações com criptomoedas. Ao lançar o Projeto Dodgecoin, nossa intenção era preencher essa lacuna. Nossa visão na Dodgecoin é reivindicar nossa liberdade financeira. Essa liberdade era originalmente proporcionada pelo dinheiro, desde o início da civilização humana até recentemente, quando os sistemas de pagamento eletrônico eliminaram gradualmente os pagamentos em dinheiro em muitos países. Ao mudar para os pagamentos Dodgecoin, você terá todos os benefícios dos dois mundos: a privacidade dos pagamentos em dinheiro e a conveniência, rapidez e segurança da tecnologia blockchain.
A Dodgecoin foi originalmente implementada na Binance Smart Chain Network. Este é o local onde os tokens ICO foram cunhados e onde a Dodgecoin será negociada no futuro em bolsas de criptomoedas descentralizadas. Além da Binance Smart Chain, a Dodgecoin também está implementada em várias blockchains compatíveis com Ethereum. O número total de redes suportadas é atualmente 10.
Embora nosso objetivo principal seja construir nossa própria blockchain para garantir o mais alto nível possível de confidencialidade e eliminar dependências, a Dodgecoin já oferece transferências confidenciais de tokens. Ao utilizar a Dodgecoin Bridge, é possível transferir Dodgecoin de forma privada entre as 10 redes disponíveis. Como as transferências da Dodgecoin Bridge consistem em duas transações separadas em duas blockchains distintas, não há ligação direta entre o endereço da carteira do remetente e do destinatário.
O método Dodgecoin Split Transfer é uma versão aprimorada da Dodgecoin Bridge, na qual seus tokens são enviados através de duas redes, em vez de uma. Primeiramente, você deposita sua Dodgecoin na ponte. Em seguida, os tokens serão divididos aleatoriamente em duas quantidades. A primeira quantidade será cunhada em sua primeira carteira na primeira rede, e a segunda quantidade será cunhada em sua segunda carteira na segunda rede. Como as transferências de tokens divididas consistem em três transações separadas em três blockchains separadas, não há ligação entre os endereços das carteiras do remetente e do destinatário. Como os fundos são distribuídos aleatoriamente entre duas transações separadas, o valor transferido não pode ser adivinhado pelo valor dos tokens depositados.
Além desses dois serviços de transferência de tokens, os usuários podem facilmente gerar endereços de carteira descartáveis para melhorar ainda mais o nível de confidencialidade.
Após o início da negociação da Dodgecoin em bolsas descentralizadas, começaremos a construir nossa própria blockchain. Para garantir o máximo nível de confidencialidade, a nova blockchain proposta implementará o princípio das provas de conhecimento zero (ZKPs); este é um protocolo criptográfico que permite que uma parte (o provador) prove a outra parte (o verificador) que uma afirmação é verdadeira, sem revelar qualquer informação além do fato de que a afirmação é verdadeira.
Na prática, a aplicação das ZKPs significa que todas as transações na blockchain são criptografadas. Embora as transações sejam confidenciais, cada endereço de carteira é fornecido com uma chave de visualização que pode ser compartilhada com terceiros para revelar transações criptografadas. Os titulares das contas podem divulgar seletivamente os dados de uma transferência específica ou todas as atividades do endereço da sua carteira.